top of page

Avaliação Psicológica Admissional

Avaliação-Psicológica-IPOG-Teste-Psicoló

Avaliação Psicológica Admissional

A avaliação Psicológica Admissional tem como principal objetivo auxiliar a empresa no momento da escolha de um candidato para determinada vaga, buscando o alinhamento entre as necessidades organizacionais e do trabalhador. O processo de avaliação ocorre mediante solicitação da empresa, na qual faz o encaminhamento dos candidatos em potencial e que já passaram pelo recrutamento, na busca por identificar o perfil de cada candidato a determinada vaga em aberto.

Na modalidade presencial e On-line conforme resolução 11/2018 do Conselho Federal de Psicologia

Faça o agendamento através do formulário de contato.

O que é a avaliação para exames admissionais?

Os exames admissionais são uma avaliação de saúde regulamentada pela NR-07, um Programa de controle médico de saúde ocupacional, do Ministério do Trabalho. Eles são compostos por uma avaliação clínica, abrangendo anamnese ocupacional (histórico da saúde do trabalhador, riscos relacionados ao trabalho aos quais já foi exposto em trabalhos anteriores); exame físico e mental e exames complementares, realizados de acordo com os tipos de ocupação pretendida. A avaliação psicológica nos exames é capaz de identificar interferências emocionais estruturais que podem trazer prejuízos ao desempenho do trabalho, aos pares e a si próprio. Essa avaliação irá investigar se o candidato está apto a exercer determinada função.

 

Quando procurar?

O exame clínico admissional deve ser feito antes do empregado ser contratado pela empresa, para estabelecer as condições de saúde do funcionário. Portanto, deve-se procurar este tipo de exame antes de iniciarem as atividades do novo emprego para assegurar que todos os direitos do trabalhador em relação à saúde e ao bem-estar serão preservados no ambiente de trabalho.

 

Como funciona?

Ao ser contratado, o novo colaborador é solicitado a realizar os exames de admissão e passa por uma série de avaliações de saúde, feitas por médicos, psicólogos ou outros profissionais, caso seja necessário. Se o trabalhador não apresentar nenhum problema de saúde que o impeça de realizar a função para a qual está sendo contratado, ele estará apto para trabalhar. Quando o funcionário apresenta algum problema de saúde que seja incompatível com a função que irá desempenhar na empresa, ele será considerado inapto. Neste último caso, a empresa contratante não deverá admitir o funcionário, pois a saúde dele estará em risco para desempenhar aquela função laboral.

 

O que é trabalhado?

Os exames são compostos por uma avaliação clínica que comporta uma anamnese ocupacional (histórico de experiências e histórico da saúde do trabalhador), um exame físico, realizado pelo médico perito; um exame mental, realizado por um psiquiatra ou psicólogo; e exames complementares, de acordo com o tipo de ocupação pretendida. Todo esse processo tem a finalidade de concluir sobre as potencialidades do indivíduo no desempenho das tarefas da função e probabilidades de ajustamento ao ambiente de trabalho.

 

Qual o papel do psicólogo?

A avaliação psicológica (ou exame mental) nos exames admissionais é composta por aplicação de testes, manejo de entrevistas, dinâmicas, anamnese e observação. Isto é feito através da identificação do cargo e suas respectivas atribuições, dos riscos e das habilidades comportamentais necessárias. Dessa forma é possível que o psicólogo defina quais instrumentos e técnicas mais adequadas naquele tipo de avaliação. O psicólogo responsável por esta avaliação deve estar atento a quaisquer sinais de desordens mentais, bem como o risco de adoecimento psíquico no trabalho para garantir que todos os envolvidos serão beneficiados com a contratação.

 

Onde fazer?

Os exames admissionais podem ser realizados em clínicas especializadas, sugeridas pela empresa ou não, lembrando que os custos são de responsabilidade de quem contrata. 

bottom of page